Panorama do Mercado


Evoluções dos Investimentos em Trade Marketing no Brasil

Cada vez mais, as indústrias estão reconhecendo a força dos canais de venda como o principal diferencial para atingirem o desafio do crescimento de vendas. Um grande sinal disso é que, nos últimos 11 anos, os investimentos em trade marketing no Brasil cresceram a uma taxa média de 16% ao ano: sem falar nos setores de trade que continuaram a surgir (ou se consolidar) em todos os perfis de indústrias atuantes no país.

Evolução de Investimentos em Trade Marketing
Gráfico de Trade Marketing
Fonte: Anuário Brasileiro de Marketing Promocional | Promoview | 2013 + IBOPE para AMPRO 2009.


Pilares para atrair maiores investimentos são baseados na colaboração entre Varejo e Indústria

Os varejos mais estruturados podem potencializar esta oportunidade a seu favor e isso acontece por meio de cooperação e parceria com seus fornecedores.

Entretanto, o mercado muitas vezes parece ir contra essa tendência, pois apenas 30% das indústrias tem algum conhecimento sobre as políticas de vendas de espaços comerciais dentro das lojas do varejo. Por isso, desenvolvemos o Linkker, um sistema que ajuda o varejo, a indústria e seus colaboradores a manterem seus interesses alinhados em tempo real. Além disso, o Linkker ainda facilita tarefas do dia-a-dia da operação do varejo que não são seu objeto principal, mas que representam bastante no resultado de vendas.

  • Troca de Informações

    Troca de Informações

  • Plano de Negócios

    Plano
    de Negócios

  • Organização e Profissionalização

    Organização e Profissionalização

  • Boa Execução das Promoções no PDV

    Boa Execução das Promoções no PDV

  • Bom Atendimento

    Bom
    Atendimento

  • Desenvolvimento de Categorias

    Desenvolvimento de Categorias

  • Equipes Alinhadas e Engajadas

    Equipes Alinhadas e Engajadas

  • Prevenção de Rupturas

    Prevenção de Rupturas

  • Disponibilidade dos Produtos

    Disponibilidade dos Produtos

  • Eficiência Logística

    Eficiência
    Logística

APENAS 30%
das indústrias tem algum conhecimento sobre as políticas de venda de espaços e ações
comerciais dentro das lojas do varejo.
Fonte: Pesquisa Advantage Group | Superhiper | Setembro 2014 e Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing | Pesquisa Trade Marketing | 2012.
10 Fatores Prioritários para a Indústria em 2015
Implementar o plano de negócios acordado.

Implementar o plano
de negócios acordado.

As lojas executarem os planos de promoção e vendas conforme o acordado.

As lojas executarem os planos de promoção e vendas conforme o acordado.

Trabalhar de forma colaborativa para estimar vendas e evitar rupturas de produtos.

Trabalhar de forma colaborativa para estimar vendas e evitar rupturas de produtos.

Os planos e programas acordados serem executados apropriadamente em todas as lojas.

Os planos e programas acordados serem executados apropriadamente em todas as lojas.

Que as lojas mantenham um alto padrão de exposição nas prateleiras.

Que as lojas mantenham um alto padrão de exposição nas prateleiras.

Trabalhar produtivamente de forma a construir negócios lucrativos para ambas as empresas.

Trabalhar produtivamente de forma a construir negócios lucrativos para ambas as empresas.

Criar e manter um clima de cooperação e confiança.

Criar e manter um clima de cooperação e confiança.

Possuir um eficiente processo de gestão logística.

Possuir um eficiente processo de gestão logística.

Possuir um processo eficiente de pagamento.

Possuir um processo eficiente de pagamento.

Que a organização possua um sistema de compras ágil.

Que a organização possua um sistema de compras ágil.

Fonte: Pesquisa Advantage Group | Superhiper | Setembro 2014.